Skip to Content

Instrukcja korzystania z Biblioteki

Serwisy:

Ukryty Internet | Wyszukiwarki specjalistyczne tekstów i źródeł naukowych | Translatory online | Encyklopedie i słowniki online

Translator:

Kosmos
Astronomia Astrofizyka
Inne

Kultura
Sztuka dawna i współczesna, muzea i kolekcje

Metoda
Metodologia nauk, Matematyka, Filozofia, Miary i wagi, Pomiary

Materia
Substancje, reakcje, energia
Fizyka, chemia i inżynieria materiałowa

Człowiek
Antropologia kulturowa Socjologia Psychologia Zdrowie i medycyna

Wizje
Przewidywania Kosmologia Religie Ideologia Polityka

Ziemia
Geologia, geofizyka, geochemia, środowisko przyrodnicze

Życie
Biologia, biologia molekularna i genetyka

Cyberprzestrzeń
Technologia cyberprzestrzeni, cyberkultura, media i komunikacja

Działalność
Wiadomości | Gospodarka, biznes, zarządzanie, ekonomia

Technologie
Budownictwo, energetyka, transport, wytwarzanie, technologie informacyjne

Revista ACB

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/958 2014/07/28 - 23:10

Discute a leitura dos clássicos como uma possibilidade terapêutica no âmbito da biblioterapia. Apresenta-se uma breve trajetória da biblioterapia como um recurso alternativo em benefício dos homens, mulheres e crianças na arte do bem viver. O estudo admite a potencialidade desse recurso da leitura para o desenvolvimento pessoal e bem-estar daqueles que usufruem de atividades biblioterapêuticas.  

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/841 2014/07/28 - 23:10

O artigo tem como objetivo identificar a produção científica sobre a Saúde da População Negra em artigos, teses e dissertações digitais brasileiras. Por meio de um estudo bibliométrico sobre duas bases digitais. Os documentos foram analisados por título de periódico, avaliação Qualis, titulação acadêmica, ano de publicação, local de estudo/autor, palavra-chave e programa de pós-graduação (no caso das teses e dissertações). O resultado das buscas obteve 65 artigos, 18 dissertações e 15 teses, de 1974 a 2010. Na avaliação Qualis A1 e A2, as áreas humanas destacaram-se. Em todas as regiões o quantitativo de documentos foi proporcional ao número de programas de pós-graduação. Conclui-se que houve baixa correspondência das temáticas com as ações propostas pelo Ministério da Saúde.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/935 2014/07/28 - 23:10

O artigo é resultado da monografia final do curso de Pós-graduação, Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares – UFSC, no ano de 2012. A pesquisa apresenta a Lei 12.244/2010 que define a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Diagnostica, de acordo com a lei 12.244/2010, as bibliotecas escolares da rede de ensino fundamental do município de Jaraguá do Sul–SC. Aponta algumas prioridades que o município de Jaraguá do Sul deverá efetuar para adequação a Lei 12.244/2010.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/946 2014/07/28 - 23:10

O desenvolvimento em inovação pelas Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santa Catarina vive um crescimento. Apesar de figurar como exemplo no meio científico e tecnológico nacional, o estado de Santa Catarina necessita de maiores estudos voltados ao seu desenvolvimento tecnológico e de inovação. A pesquisa teve como objetivo o estudo métrico da inovação nas principais IES e Institutos de Pesquisa do estado. Pretendeu-se investigar as áreas em que estão sendo desenvolvidas inovações, quem são os principais autores, como ocorrem as relações das instituições com as empresas e a origem dos investimentos. Para cumprir estes objetivos recorreu-se ao instrumento de coleta de dados por meio de busca na base de patentes do INPI. Os resultados mostram que a UFSC concentra a maior parte da produção de patentes, seguida pela FURB, CERTI, UNIVALI e IFSC. Há colaboração de instituições de fora do estado. Também há parceiras de empresas, com destaque para a WHIRLPOOL S.A. Santa Catarina passou a ter relevância na produção de patentes a partir de 2008. Dentre os autores encontrados, 05 são Bolsistas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq e 18 são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. As áreas do conhecimento mais significativas, de acordo com a Classificação Internacional de Patentes, são a física e a química, com 41,8% do total. Os autores são principalmente das áreas das engenharias e da saúde. As parcerias com empresas são resultados de relações bem sucedidas com as IES, que resultam também em investimentos. Santa Catarina está crescendo a cada ano em inovação e pode tornar-se em breve destaque nacional.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/937 2014/07/28 - 23:10

Este trabalho faz uma análise dos documentos digitais editáveis disponíveis nos sítios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com o objetivo de verificar se estes estão em conformidade com as orientações do Governo Brasileiro, que sugere o uso do formato aberto Open Documento Format (ODF) para a criação de documentos digitais editáveis em toda a esfera pública nacional. Realizou-se igualmente uma avaliação de interoperabilidade, que consistiu em se analisar se as informações contidas nos documentos coletados dos referidos sítios foram recuperadas sem nenhum tipo de perda, independentemente de extensão e softwares de escritório utilizados para acessar os documentos. Ao final, a pesquisa constatou que nenhuma das instituições está adotando as orientações propostas pelo Governo Brasileiro. Quanto à interoperabilidade dos dados, verificou-se que ocorreram perdas significativas nas informações dos documentos, com alguns deles, inclusive, tendo a sua leitura completamente impossibilitada. 

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/948 2014/07/28 - 23:10

Em razão da carência de estudos no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação em torno da aplicação de serviços de informação utilitária em Bibliotecas Universitárias (BU’s), se desenvolveu esse estudo com o objetivo de sugerir e promover informações utilitárias a fim de integrá-las aos serviços de informação prestados por BU’s, com a finalidade de atender e cessar de maneira possível as necessidades de informação da comunidade atendida. Conclui-se que é premente a necessidade das BU’s se aproximarem mais do cotidiano de seus usuários contemplando assuntos relativos a saúde, trabalho, educação, cultura, lazer, utilidade pública etc., tendo em vista sua funcionalidade social.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/918 2014/07/28 - 23:10

Este trabalho baseou-se em estudos sobre uso da Tecnologia da Informação e Comunicação e convergência de mídias em bibliotecas universitárias. Teve como objetivo desenhar a história da evolução das bibliotecas universitárias, até chegar ao conceito de bibliotecas ubíquas e Information Commons. Foi observado que as Tecnologias de Comunicação e Informação são utilizadas de maneira muito tímida e que, em geral, poucos serviços diferenciados são oferecidos aos usuários. Este trabalho utiliza metodologia exploratória, com procedimento técnico bibliográfico e documental. Aponta as grandes possibilidades para as bibliotecas universitárias ao aumentarem sua relação com serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/923 2014/07/28 - 23:10

O bibliotecário vem expandido suas atividades ao adquirir novas competências, ampliando sua atuação em ambientes que extrapolam os limites físicos da biblioteca. Com o propósito de viabilizar ações que fomentem o incentivo à leitura, esse profissional adquire a missão de agente educacional, cultural e social. Assim, este artigo apresenta um relato de projetos extensionistas voltados à leitura em ambiente hospitalar, desenvolvido pelo Departamento de Biblioteconomia (DBIB) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Objetiva identificar as etapas de implantação e dinamização desse projeto, enfatizando as reais possibilidades de atuação do profissional bibliotecário no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM). Analisa as experiências alcançadas durante o desenvolvimento dos projetos, cujas ações envolveram docentes e discentes de Biblioteconomia e profissionais da saúde na implantação e dinamização do espaço de leitura na referida instituição hospitalar. O relato deu visibilidade à necessidade de uma atuação efetiva do bibliotecário no espaço, bem como, possibilitou identificar a demanda de criação de políticas na área de leitura no ambiente hospitalar.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/953 2014/07/28 - 23:10

Apresenta a rede social Foursquare na perspectiva de interação com os usuários no segmento virtual, com foco da pesquisa direcionado a Biblioteca Central (BC) localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo tem como fito mostrar como essa tecnologia pode ser uma ferramenta eficiente para realização de estudos referente a desenvolvimento do plano de marketing para bibliotecas e para saber sobre problemas enfretados pelas mesmas. O procedimento metodológico e operacional visa quanto a sua natureza, a pesquisa bibliográfica, e quanto a seu objetivo, a pesquisa exploratória e descritiva, tendo em vista a abordagem quantitativa e qualitativa feita através da observação sistemática e obtenção dos dados feitos diretamente na Home Page da referida rede social. Os resultados demonstram que a grande parte da população pesquisada reclama das condições do estado físico da BC, principalmente no que se refere ao desconforto para realização dos estudos, não apresentado contribuições positivas para o marketing da biblioteca. Conclui que a adoção de políticas de comunicação com os usuários mediada, sobretudo no campo virtual, proporciona subsídios de além do marketing, tem a possibilidade de ter conhecimento no que diz respeito aos entraves apresentados pelas unidades de informação.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/933 2014/07/28 - 23:10

O presente trabalho é fruto dos esforços para qualificar a atividade extensionista desenvolvido no projeto Biblioteca de Referência em Diversidade Cultural, vinculada ao Programa Memorial Antonieta de Barros, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC). Criada com o intuito de dar suporte informacional a pesquisadores e membros da comunidade interessados na temática, o projeto permite o acesso a uma bibliografia especializada nos estudos africanos, indígenas e da Diáspora. Em nosso estudo pretendemos avaliar o serviço de concessão de empréstimos desenvolvido pelo projeto.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/931 2014/07/28 - 23:10

Tem-se como objetivo identificar as competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias. Inicialmente, foram identificados os serviços de informação prestados pelas bibliotecas universitárias participantes, a saber: capacitação/treinamento de usuários, comutação bibliográfica, levantamento bibliográfico, normalização bibliográfica e processo de referência/assistência informacional. Foi elaborada uma lista contendo competências indicadas aos bibliotecários a qual foi submetida para averiguação dos bibliotecários atuantes nos serviços de informação. Obteve-se como resultado as competências avaliadas como “muito importante”, para cada um dos serviços de informação identificados. A partir desta identificação é possível contribuir para a gestão de competências, com vistas a melhorar o desenvolvimento das atividades prestadas.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/941 2014/07/28 - 23:10

As fontes de informação eletrônicas disponíveis proliferaram nas universidades e demais instituições de pesquisa, fazendo com que os usuários alarguem as suas possibilidades de uso, mas também possam se tornar confusos dentro de um cenário de aprendizado que exige competências e habilidades específicas para a busca e acesso em fontes consideradas adequadas e confiáveis no ambiente acadêmico. A crescente demanda por pesquisas na web requer que o bibliotecário tenha o perfil de gestor da informação e do conhecimento, capaz de utilizar eficaz e criativamente o conhecimento disponível nos sistemas informatizados. Dessa forma, é imprescindível à comunidade universitária aprender a usar o melhor possível as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as fontes de informação na realização de suas atividades, adquirindo competência informacional. Há diferentes maneiras de se avaliar a produção científica, sendo a publicação de artigos, por parte dos pesquisadores, um resultado de grande visibilidade. Este estudo buscou verificar, considerando a produção científica nacional de publicações em periódicos, qual o estágio de visibilidade do tema, letramento e competência informacional, no Brasil.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/954 2014/07/28 - 23:10

Este trabalho constitui-se em um relato de experiência de estágio extracurricular realizado na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). As atividades realizadas até o momento objetivaram a criação de uma proposta de critérios de seleção para embasar o processo decisório de quais materiais devem constituir o acervo do Setor de Obras Raras da BPSC. Trata-se de um estudo que visa estudar critérios empregados na seleção de Obras Raras, o que caracteriza esta investigação como contendo o uso do método exploratório, com um viés fenomenológico para a apresentação da experiência do estágio acadêmico e utilizou-se de emprego de fontes bibliográficas (como os artigos científicos da área da Biblioteconomia) e de fontes documentais da BPSC (como os relatórios gerados pelo software empregado para gerenciar o acervo e um esboço de política existente). Elenca uma série de critérios que são sugestões para o trabalho de seleção para compor a coleção de Obras Raras, o que é caracterizado como resultado da pesquisa final. Ao final, espera-se que os critérios sugeridos possam ser acrescentados à Política de Gestão de Estoques Informacionais (PGEI) que a Instituição está desenvolvendo no momento em que este relato é descrito. Assim como, espera-se uma continuidade de estudos e reflexões para avaliação dos critérios e melhorias se houver necessidade para tal.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/944 2014/07/28 - 23:10

Discute a leitura dos clássicos como uma possibilidade terapêutica no âmbito da biblioterapia. Apresenta-se uma breve trajetória da biblioterapia como um recurso alternativo em benefício dos homens, mulheres e crianças na arte do bem viver. O estudo admite a potencialidade desse recurso da leitura para o desenvolvimento pessoal e bem-estar daqueles que usufruem de atividades biblioterapêuticas.  

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/841 2014/05/08 - 17:40

O artigo tem como objetivo identificar a produção científica sobre a Saúde da População Negra em artigos, teses e dissertações digitais brasileiras. Por meio de um estudo bibliométrico sobre duas bases digitais. Os documentos foram analisados por título de periódico, avaliação Qualis, titulação acadêmica, ano de publicação, local de estudo/autor, palavra-chave e programa de pós-graduação (no caso das teses e dissertações). O resultado das buscas obteve 65 artigos, 18 dissertações e 15 teses, de 1974 a 2010. Na avaliação Qualis A1 e A2, as áreas humanas destacaram-se. Em todas as regiões o quantitativo de documentos foi proporcional ao número de programas de pós-graduação. Conclui-se que houve baixa correspondência das temáticas com as ações propostas pelo Ministério da Saúde.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/935 2014/05/08 - 17:40

O artigo é resultado da monografia final do curso de Pós-graduação, Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares – UFSC, no ano de 2012. A pesquisa apresenta a Lei 12.244/2010 que define a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Diagnostica, de acordo com a lei 12.244/2010, as bibliotecas escolares da rede de ensino fundamental do município de Jaraguá do Sul–SC. Aponta algumas prioridades que o município de Jaraguá do Sul deverá efetuar para adequação a Lei 12.244/2010.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/946 2014/05/08 - 17:40

O desenvolvimento em inovação pelas Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santa Catarina vive um crescimento. Apesar de figurar como exemplo no meio científico e tecnológico nacional, o estado de Santa Catarina necessita de maiores estudos voltados ao seu desenvolvimento tecnológico e de inovação. A pesquisa teve como objetivo o estudo métrico da inovação nas principais IES e Institutos de Pesquisa do estado. Pretendeu-se investigar as áreas em que estão sendo desenvolvidas inovações, quem são os principais autores, como ocorrem as relações das instituições com as empresas e a origem dos investimentos. Para cumprir estes objetivos recorreu-se ao instrumento de coleta de dados por meio de busca na base de patentes do INPI. Os resultados mostram que a UFSC concentra a maior parte da produção de patentes, seguida pela FURB, CERTI, UNIVALI e IFSC. Há colaboração de instituições de fora do estado. Também há parceiras de empresas, com destaque para a WHIRLPOOL S.A. Santa Catarina passou a ter relevância na produção de patentes a partir de 2008. Dentre os autores encontrados, 05 são Bolsistas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq e 18 são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. As áreas do conhecimento mais significativas, de acordo com a Classificação Internacional de Patentes, são a física e a química, com 41,8% do total. Os autores são principalmente das áreas das engenharias e da saúde. As parcerias com empresas são resultados de relações bem sucedidas com as IES, que resultam também em investimentos. Santa Catarina está crescendo a cada ano em inovação e pode tornar-se em breve destaque nacional.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/937 2014/05/08 - 17:40

Este trabalho faz uma análise dos documentos digitais editáveis disponíveis nos sítios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com o objetivo de verificar se estes estão em conformidade com as orientações do Governo Brasileiro, que sugere o uso do formato aberto Open Documento Format (ODF) para a criação de documentos digitais editáveis em toda a esfera pública nacional. Realizou-se igualmente uma avaliação de interoperabilidade, que consistiu em se analisar se as informações contidas nos documentos coletados dos referidos sítios foram recuperadas sem nenhum tipo de perda, independentemente de extensão e softwares de escritório utilizados para acessar os documentos. Ao final, a pesquisa constatou que nenhuma das instituições está adotando as orientações propostas pelo Governo Brasileiro. Quanto à interoperabilidade dos dados, verificou-se que ocorreram perdas significativas nas informações dos documentos, com alguns deles, inclusive, tendo a sua leitura completamente impossibilitada. 

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/948 2014/05/08 - 17:40

Em razão da carência de estudos no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação em torno da aplicação de serviços de informação utilitária em Bibliotecas Universitárias (BU’s), se desenvolveu esse estudo com o objetivo de sugerir e promover informações utilitárias a fim de integrá-las aos serviços de informação prestados por BU’s, com a finalidade de atender e cessar de maneira possível as necessidades de informação da comunidade atendida. Conclui-se que é premente a necessidade das BU’s se aproximarem mais do cotidiano de seus usuários contemplando assuntos relativos a saúde, trabalho, educação, cultura, lazer, utilidade pública etc., tendo em vista sua funcionalidade social.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/918 2014/05/08 - 17:40

Este trabalho baseou-se em estudos sobre uso da Tecnologia da Informação e Comunicação e convergência de mídias em bibliotecas universitárias. Teve como objetivo desenhar a história da evolução das bibliotecas universitárias, até chegar ao conceito de bibliotecas ubíquas e Information Commons. Foi observado que as Tecnologias de Comunicação e Informação são utilizadas de maneira muito tímida e que, em geral, poucos serviços diferenciados são oferecidos aos usuários. Este trabalho utiliza metodologia exploratória, com procedimento técnico bibliográfico e documental. Aponta as grandes possibilidades para as bibliotecas universitárias ao aumentarem sua relação com serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/923 2014/05/08 - 17:40

O bibliotecário vem expandido suas atividades ao adquirir novas competências, ampliando sua atuação em ambientes que extrapolam os limites físicos da biblioteca. Com o propósito de viabilizar ações que fomentem o incentivo à leitura, esse profissional adquire a missão de agente educacional, cultural e social. Assim, este artigo apresenta um relato de projetos extensionistas voltados à leitura em ambiente hospitalar, desenvolvido pelo Departamento de Biblioteconomia (DBIB) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Objetiva identificar as etapas de implantação e dinamização desse projeto, enfatizando as reais possibilidades de atuação do profissional bibliotecário no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM). Analisa as experiências alcançadas durante o desenvolvimento dos projetos, cujas ações envolveram docentes e discentes de Biblioteconomia e profissionais da saúde na implantação e dinamização do espaço de leitura na referida instituição hospitalar. O relato deu visibilidade à necessidade de uma atuação efetiva do bibliotecário no espaço, bem como, possibilitou identificar a demanda de criação de políticas na área de leitura no ambiente hospitalar.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/953 2014/05/08 - 17:40

Apresenta a rede social Foursquare na perspectiva de interação com os usuários no segmento virtual, com foco da pesquisa direcionado a Biblioteca Central (BC) localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo tem como fito mostrar como essa tecnologia pode ser uma ferramenta eficiente para realização de estudos referente a desenvolvimento do plano de marketing para bibliotecas e para saber sobre problemas enfretados pelas mesmas. O procedimento metodológico e operacional visa quanto a sua natureza, a pesquisa bibliográfica, e quanto a seu objetivo, a pesquisa exploratória e descritiva, tendo em vista a abordagem quantitativa e qualitativa feita através da observação sistemática e obtenção dos dados feitos diretamente na Home Page da referida rede social. Os resultados demonstram que a grande parte da população pesquisada reclama das condições do estado físico da BC, principalmente no que se refere ao desconforto para realização dos estudos, não apresentado contribuições positivas para o marketing da biblioteca. Conclui que a adoção de políticas de comunicação com os usuários mediada, sobretudo no campo virtual, proporciona subsídios de além do marketing, tem a possibilidade de ter conhecimento no que diz respeito aos entraves apresentados pelas unidades de informação.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/933 2014/05/08 - 17:40

O presente trabalho é fruto dos esforços para qualificar a atividade extensionista desenvolvido no projeto Biblioteca de Referência em Diversidade Cultural, vinculada ao Programa Memorial Antonieta de Barros, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC). Criada com o intuito de dar suporte informacional a pesquisadores e membros da comunidade interessados na temática, o projeto permite o acesso a uma bibliografia especializada nos estudos africanos, indígenas e da Diáspora. Em nosso estudo pretendemos avaliar o serviço de concessão de empréstimos desenvolvido pelo projeto.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/931 2014/05/08 - 17:40

Tem-se como objetivo identificar as competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias. Inicialmente, foram identificados os serviços de informação prestados pelas bibliotecas universitárias participantes, a saber: capacitação/treinamento de usuários, comutação bibliográfica, levantamento bibliográfico, normalização bibliográfica e processo de referência/assistência informacional. Foi elaborada uma lista contendo competências indicadas aos bibliotecários a qual foi submetida para averiguação dos bibliotecários atuantes nos serviços de informação. Obteve-se como resultado as competências avaliadas como “muito importante”, para cada um dos serviços de informação identificados. A partir desta identificação é possível contribuir para a gestão de competências, com vistas a melhorar o desenvolvimento das atividades prestadas.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/941 2014/05/08 - 17:40

As fontes de informação eletrônicas disponíveis proliferaram nas universidades e demais instituições de pesquisa, fazendo com que os usuários alarguem as suas possibilidades de uso, mas também possam se tornar confusos dentro de um cenário de aprendizado que exige competências e habilidades específicas para a busca e acesso em fontes consideradas adequadas e confiáveis no ambiente acadêmico. A crescente demanda por pesquisas na web requer que o bibliotecário tenha o perfil de gestor da informação e do conhecimento, capaz de utilizar eficaz e criativamente o conhecimento disponível nos sistemas informatizados. Dessa forma, é imprescindível à comunidade universitária aprender a usar o melhor possível as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as fontes de informação na realização de suas atividades, adquirindo competência informacional. Há diferentes maneiras de se avaliar a produção científica, sendo a publicação de artigos, por parte dos pesquisadores, um resultado de grande visibilidade. Este estudo buscou verificar, considerando a produção científica nacional de publicações em periódicos, qual o estágio de visibilidade do tema, letramento e competência informacional, no Brasil.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/954 2014/05/08 - 17:40

Este trabalho constitui-se em um relato de experiência de estágio extracurricular realizado na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). As atividades realizadas até o momento objetivaram a criação de uma proposta de critérios de seleção para embasar o processo decisório de quais materiais devem constituir o acervo do Setor de Obras Raras da BPSC. Trata-se de um estudo que visa estudar critérios empregados na seleção de Obras Raras, o que caracteriza esta investigação como contendo o uso do método exploratório, com um viés fenomenológico para a apresentação da experiência do estágio acadêmico e utilizou-se de emprego de fontes bibliográficas (como os artigos científicos da área da Biblioteconomia) e de fontes documentais da BPSC (como os relatórios gerados pelo software empregado para gerenciar o acervo e um esboço de política existente). Elenca uma série de critérios que são sugestões para o trabalho de seleção para compor a coleção de Obras Raras, o que é caracterizado como resultado da pesquisa final. Ao final, espera-se que os critérios sugeridos possam ser acrescentados à Política de Gestão de Estoques Informacionais (PGEI) que a Instituição está desenvolvendo no momento em que este relato é descrito. Assim como, espera-se uma continuidade de estudos e reflexões para avaliação dos critérios e melhorias se houver necessidade para tal.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/944 2014/05/08 - 17:40

Neste número os profissionais da informação abordam assuntos referentes à Tecnologia da Informação, Gestão da Informação, Valor Agregado aos produtos e serviços de Informação, entre outras temáticas. As tecnologias, facilitadoras da comunicação humana na Sociedade da Informação proporcionam a disseminação da informação cada vez mais veloz e dinâmica.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/934 2013/10/13 - 12:24

Contextualiza comunicação, comunidades e periódicos científicos, Open Access, interação humano-computador e sistemas de editoração eletrônica de revistas. Objetiva entender a importância da usabilidade no processo editorial de periódicos eletrônicos que utilizam softwares gerenciais. Destaca o papel dos cinco atributos propostos por Nielsen (2006) para determinar a usabilidade de interfaces. Conclui que as avaliações de usabilidade contribuem para a identificação de problemas e permitem a realização de modificações na ergonomia do produto. 

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/907 2013/10/13 - 12:24

Apresenta a gestão da informação (GI) como um processo que facilita o acesso à informação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) na promoção do conhecimento no ensino superior brasileiro. Como objetivo, propõe categorias para o gerenciamento informacional de AVA’s com base nos modelos de GI, adotados na produção científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Como resultado, sugere quatro categorias da GI: reconhecer a informação, adquirir informação, disponibilizar informação, e aplicar a informação, voltadas para atuar no gerenciamento informacional de AVA’s, possibilitando maiores situações de construção de conhecimento entre alunos e professores. 

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/884 2013/10/13 - 12:24

Trata da utilização dos recursos proporcionados pela Web 2.0 em bibliotecas públicas, para dinamização desses espaços e atratividade de novos usuários. Apresenta este novo modelo de plataforma web baseado na colaboração, compartilhamento de conteúdos/informações e interação via redes sociais, tais como facebook, blogs e wikis, na forma de suas potencialidades para as bibliotecas públicas. A pesquisa é um estudo de caso realizado no município de Goiânia - Goiás, aplicada a três bibliotecas públicas, sendo uma vinculada ao Estado e outras duas ao município. Por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas aos bibliotecários responsáveis pelas unidades, investigou-se sua visão acerca da Web 2.0 e o uso do potencial por ela proporcionado nas bibliotecas pesquisadas. Conclui-se que pelos problemas de infra-estrutura e investimentos enfrentados, as unidades não se utilizam da riqueza de recursos da Web 2.0, o que influencia na oferta dos serviços e na fidelização dos usuários.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/916 2013/10/13 - 12:24

Pesquisa sobre o grupo “Bibliotecários do Brasil” da rede social LinkedIn, visando discutir seu potencial enquanto ferramenta profissional para bibliotecários. O perfil dos integrantes do grupo foi delineado a partir do mapeamento e identificação de seus locais de trabalho, tendo sido realizada também uma análise dos assuntos debatidos. A coleta de dados deu-se em um recorte temporal de dois meses, e a análise foi realizada utilizando a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS). Os resultados apontam a rede social LinkedIn como uma importante ferramenta de comunicação profissional entre os bibliotecários  brasileiros.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/902 2013/10/13 - 12:24

pesquisa exploratória de abordagem cibermétrica que analisa a blogosfera composta por blogs de biblioteconomia do Brasil. A biblioblogosfera foi mapeada no período setembro de 2011 a abril de 2012, junto ao Diretório de Blogs do Google por meio do descritor “biblioteconomia” e complementada a partir do blogroll dos primeiros blogs identificados. Foi reunida uma amostragem intencional aleatória de 100 blogs, analisa quanto ao gênero e tipificação; provedores e recursos de compartilhamento; interatividade e; abordagem temática. Criados entre 2002 e 2012, a maioria dos blogs está concentrada na Região Sudeste, com predominância de autoria de blogueiras, cunho individual e profissional, sendo mais informativos do que reflexivos. Além da conectividade verificada, os recursos de compartilhamento mais usados são o facebook e o twitter. Os termos de maior incidência são “biblioteca”, “informação” e “livro” e os assuntos e temas mais publicados versão sobre “formação profissional e mercado de trabalho”. No contexto atual tais ambientes não podem ser desconsiderados por estudiosos que refletem sobre a área, o profissional da informação e sua atuação.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/924 2013/10/13 - 12:24

Apresenta e discute a aplicação do Diagrama de Mudge, ferramenta que quantifica o grau de importância de cada função existente em uma organização, o Centro de Informação do BRDE. A aplicação teve caráter exploratório e ilustrativo da ferramenta. Os dois grupos de participantes entrevistados foram 11 usuários/colaboradores da instituição e a equipe técnica do CI composta por uma bibliotecária e uma estagiária de biblioteconomia. Identificou-se diferenças na percepção de valor do usuário e da equipe técnica da unidade bem como o crescimento do serviço de referência educativo, o usuário percebendo valor no tratamento diferenciado da informação e onde devem ser realizados os investimentos, considerando o valor atribuído pelos usuários.  

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/911 2013/10/13 - 12:24

Trata da conceituação geral de valor e sua definição especificamente dentro da área da Ciência da Informação. Destaca a importância do valor agregado à informação e aos serviços prestados pelas unidades de informação, bem como as dificuldades para mensuração econômica do mesmo nesse contexto. Discute os esforços e as ações necessários para agregar valor nas operações de serviços das unidades de informação, apresentando fatores e ações expressos na literatura como determinantes para o mesmo.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/913 2013/10/13 - 12:24

Este artigo apresenta resultados do estudo feito para verificar a necessidade informacional dos policiais militares do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Goiás. O estudo se fundamentou na literatura disponível sobre estudos de usuários, especificamente necessidade informacional. O policial do choque, em suas atividades cotidianas, depara-se com diversas situações e necessita de informações relevantes e oportunas, em razão da complexidade e velocidade com que ocorrem os fenômenos de desordem pública, o que justifica estudos sobre a necessidade de informações desses profissionais. O método quantitativo foi utilizado para analisar os resultados do questionário e em segundo momento foi aplicada uma entrevista com análise qualitativa para confirmar os resultados obtidos inicialmente. A amostra do estudo foram 60 policiais militares de uma população de 98 que estavam a serviço no Batalhão de Choque da Polícia Militar de Goiás, no período pesquisado, junho de 2012. Constatou-se que há uma preferência pelo uso das fontes informais de informação em detrimento das fontes formais; os militares do grupamento estudado não usam biblioteca e buscam as informações na internet.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/917 2013/10/13 - 12:24

Este artigo trata da pesquisa bibliográfica no contexto de elaboração, execução e escrita tendo como recomendação a Internet, como fonte de pesquisa, com a finalidade de orientar o pesquisador da área médica na utilização de ferramentas adequadas que servirão na recuperação de informações relevantes.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/903 2013/10/13 - 12:24

Apresenta os resultados da primeira etapa da pesquisa sobre o uso e as apropriações das mídias sociais pelas bibliotecas brasileiras que consistiu na identificação dos ambientes virtuais das bibliotecas das universidades federais do país e no mapeamento da adoção das mídias sociais pelas mesmas. Identifica as ferramentas colaborativas utilizadas por estas bibliotecas e apresenta analise quantitativa em torno da presença dessas ferramentas nos ambientes virtuais das bibliotecas. Conclui que o uso das mídias sociais nas bibliotecas analisadas ainda é percentualmente baixo, mas que há a necessidade de estudos qualitativos sobre a construção de ambientes virtuais pelas bibliotecas universitárias e sobre os usos e apropriações das mídias sociais por parte dessas mesmas bibliotecas.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/899 2013/10/13 - 12:24